A dieta dos pontos!!


Hello everbody!!!

Como prometido, o assunto do meu post de hoje será sobre a dieta da qual irei seguir, A dieta dos pontos.

Desenvolvida pelo Dr. Alfredo Halpern, a dieta dos pontos foi designada para as pessoas que não conseguem manter um tipo de cardápio pronto por muito tempo (assim como eu que já tentei inúmeras).


As vantegens:

O sistema de pontos permite que a pessoa que tem como objetivo emagrecer possa desfrutar de todos os alimentos sem restrições, apenas terá que respeitar a contagem de pontos com o qual foi calculado, assim sendo uma dieta prática e cômoda.


As desvantagens:

Pela liberdade que a dieta lhe propoêm, o desvio ou até o exagero nas refeições podem ocorrer. Outro fator negativo são a falta de conhecimento ou a pobreza em nutrientes que a pessoa pode escolher para se alimentar.

Então, como saber meu limite de pontos?

É fácil! Vou mostrar passo a passo as fómulas com exemplo das minhas informações.

Primeiro vamos achar a taxa de metabolismo basal (TMB). Depois explico mais detalhadamente em outro post o TMB.

Para mulheres a conta é:

10 a 18 anos – 12,2 x peso (kg) + 746

18 a 30 anos – 14,7 x peso (kg) + 496

30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 829

Acima de 60 anos – 10,5 x peso (kg) + 596

Para homens a conta é:

10 a 18 anos – 17,5 x peso (kg) + 651

18 a 30 anos – 15,3 x peso (kg) + 679

30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 879

Acima de 60 anos – 13,5 x peso (kg) + 487

No meu caso a conta seria: 14,7 x 80+ 496= 1,672


Agora vamos saber qual a sua necessidade diária de energia:




Sabendo a sua necessidade diária de energia vamos pegar o resultado do TMB e multiplicar pelo resultado de necessidade diária de energia da tabela acima.

Comigo seria: 1,672 x 1,3= 2.173,6


Entretanto, a dieta de pontos cada ponto é igual a 3,6 calorias. Daí, teremos que pegar o resultado e dividir por 3,6.


Então ficaria assim: 2.173,6 /3,6 = 604 pontos.


Mas não para por ai! O resultado que até então chegamos é para que o nosso organismo funcione bem e mantenha o peso atual, mas meu objetivo é a perda de peso e que para isso aconteça existe mais dois cálculos:

Primeiro saiba seu IMC (Índice de Massa Corpórea):



Meu IMC: 80kg / (1,69x1,69) 2,8561 = 28,01

Agora consulte a tabela e subtraia com os pontos de sua necessidade energética (os pontos que foram calculados até o momento):



No meu caso seria: 604-175 = 429 pontos.

Pronto!! Parece complicado mas não é!! Achei muito interressante e inteligente a forma de como o médico brasileiro chegou a essas fórmulas.

Uma dica: Para quem não tem tempo como eu de calcular na hora os pontos é anotar tudo que come e a noite, antes da janta, somar os pontos para ter uma base do que comer. Ahh e é claro ter muuuuito bom senso na hora de escolher a comida.

Escolhi esta tabela para me orientar com relação aos pontos de cada alimento.

Bom, agora o próximo passo é ter muuuita dedicação e força de vontade.
Meu objetivo é atingir os 60kg mais ou menos me tornar como era nesta foto a 6 anos atras... Sem pressa, e com perseverança acho que chego lá!!




Bjinhos!!!!

8 comentários:

Angel disse...

Cah!
Qto cálculo na luta contra balança!
Como a gente sofre!hahahaha
Mas temos que desafiar né, até o ano novo quero estar bem mais leve vamos dizer assim!kkk

beijos querida e adorei a dica da dieta!

Clube da Nécessaire disse...

Oi Cah!!!

Tb vou começar a minha dieta, a partir de hoje, rs! Sério, estas últimas semanas foram mega tensas por aqui a a gente acaba descontando na comida mesmo! Não sei, parece que comemos sem perceber e quando vai ver, já acabou o pacote de bolacha, o bolo ou o saquinho de pão francês, rs. Sou muito ansiosa e isso reflete na maneira que me alimento, não consigo comer uma bolacha e fechar o pacote, tenho que ver o fim, rs!
Mas vamos que vamos para poder arrasar no verão do ano que vem né!!

Um beijo

Amanda

Unknown disse...

OLá eu adoro essa dieta
muito fácil de ser assimilada
não nos deixa em saias justas pois podemos variar muito o cardápio desde que marque os pontos
isso mesmo sem pressa pra que de tudo certo bjs....

♪♪Junio♪♪ disse...

Pra quem gosta de cálculo foi muito bom o seu post...o meu resultado foi 416 pontos...ae tipo eu tenho que ir emagrecendo até ficar com esse total de pontos?
Óh! Deus...

Hasta luego!!!

Lays disse...

Oi kah!!!
Saudades de vc menina olha eu super indico a dieta dos pontos é ótima graças a ela e a minha determinação eu mandei embora bastante peso então muito boa sorte pra vc florzinha!!!
Bjoks!!!!!!!!

Natinha disse...

essa parece facil neh? vou tentar tbm!
vc tem razao: os combinis e os doces do japao deixam a gente gorda soh de pensar neles... e eu tbm achei q ia emagrecer aki... aiaiai

Me conta como esta indo ta?

Beijos e um bom fds

Tatha Talitha disse...

cah o ano só será novo se nos renovarmos né..

bjokinhas :*

Anônimo disse...

olá comecei hoje a minha dieta dos pontos....é muito legal..porque sei k se controlar direitinho posso emagrecer comendo um tikinho de tudo....obrigado pela dica...bj

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!