Pressão arterial


Hello everbody!!!

Que saudades de vocês!!! andei de novo sumida; tudo bem eu assumo, mas foi por falta de tempo e coragem... a deprê me pega de jeito de vez em quando... ( depois eu vou fazer um post bem especial falando sobre o assunto ), e referente ao post anterior ( simplismente amei os recadinhos preocupados de vocês ), durante essa semana eu fui ao cardiologista refazer o eletrocardiograma de repouso do qual estava com alterações, porém após o resultado, a médica ( uma japa muito simpática ) disse que estava tudo normal, que provavelmente as alterações do exame anterior foram causadas por estresse... ufaaaaa, até minha respiração voltou ao normal após essas poucas palavras, porém houve um alerta com relação a minha pressão arterial, no dia do exame fatídico minha pressão marcou 144/92, considerada, pela minha idade um pouco alta, nada muito grave mas que não posso passar despercebido, devido ao fato de minha familia sofrer desse mal; minha mãe sofre de hipertensão e minha avó já teve derrame devido a doença, então para que o problema não se manifeste a médica me recomendou algo que devemos ao menos prezar: a PREVENÇÃO! Dito isso, fui pesquisar sobre o assunto, primeiro gosto de conhecer o problema para então começar a me previnir.

Então meu post de hoje será dedicado exclusivamente sobre um problema que afeta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo: a pressão alta.

A pressão arterial é nada mais nada menos o que mantém o sangue circulando pelo nosso organismo. Dá-se início com os batimentos cardíacos, cada vez que bate, o coração impulsiona o sangue pelos vasos sanguíneos que são chamados de artérias. As paredes dessas artérias esticam e relaxam para manter o sangue circulando pelo corpo todo, o resultado do batimento do coração é a propulsão deuma certa quantidade de sangue atravéz da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa atravez das artérias , elas se contraem como se estivessem espremendo o sangue para que siga em frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar em locais extremos, como a ponta dos pés. Entretanto, quando essa pressão ultrapassa 140mmHg ( sistólica ) x 90mmHg ( diastólica ) começa a trazer riscos para nossa saúde, aumentando os riscos de AVC, problemas coronários, infarto do miocádio, angina do peito ( dor no peito ), insuficiencia renal, entre outros.

Como todos já sabem, o sal, o cigarro, o álcool, o estresse, a obesidade e o sedentarismo aumentam os riscos de desenvolver esse problema, então para se previnir desse mal que assola grande parte da sociedade, resolvi colocar os 10 mandamentos para uma vida saudável, retirado do site Minha Vida:

1) Meça a pressão pelo menos uma vez por ano;
2) Pratique atividades físicas todos os dias;
3) Mantenha o peso ideal, evite a obesidade;
4) Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;
5) Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba;
6) Abandone o cigarro;
7) Nunca interrompa o tratamento, este é para a vida toda;
8) Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde;
9) Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer;
10) Ame e seja amado.


É isso ai pessoal, vamos nos vigiar para sempre podermos desfrutar de uma vida saudável, porque acima de um corpo bonito, nossa saúde tem que estar em primeiro lugar!
Meu blog tem esse objetivo, de me ajudar e ajudar a todos meus seguidores a tornarmos pessoas comprometidas em valorizar nosso corpo e proporcionar-nos bem-estar.
Espero que tenham gostado, qualquer dúvida é só escrever!!!

Amei TODOS os recadinhos de vocês!!! Obrigada mesmo!!!

Bye bye everbody!!!