O desafio




Nos aproximadamente 420 minutos que passo submersa aos meus pensamentos durante minha jornada de trabalho ( seriam 480 , mas desconto os minutos em que converso ou fico cantando aquelas músicas chicletes ), passa-se de tudo em minha cabeça, porém os desvaneios mais frequentes e longos são assuntos dos quais me preocupam ou aqueles que me propõem um desafio ou requer um planejamento, e especificamente a dieta é um tema bem requisitado nesses minutos, então, dentro de vários pensamentos sobre isso um veio à minha mente: porque não testar a dieta da proteína? e tcharam decidi aceitar o desafio por 4 semanas e durante isso vou postar aqui no blog os resultados do mesmo.


Durante longas pesquisas sobre a famosa dieta da proteína, que foi criada pelo médico americano Robert Coleman Atkins na década de 70, descobri pesadas críticas sobre seu cardápio ( dos quais incluem bacon, manteiga, maionese, carnes em geral, queijo amarelo, enfim tudo que é proibido porque é gorduroso ), que consiste basicamente em restringir radicalmente os carboidratos ( pães, massas, açúcar, arroz, batata, etc ), que são a preferida e principal fonte de energia para o nosso organismo.

E como ela funciona?

É simples, quando nosso corpo não recebe os carboidratos para transformar em glicose ( energia ), automaticamente começamos a gastar a reserva de gordura para podermos funcionar, e o emagrecimento é certo e rápido.

E porque é criticada?

A resposta é fácil, com o organismo sem sua fonte de energia favorita a perda de músculo ou massa magra também é cogitada pelo corpo, as elevadas taxas de gorduras saturadas e colesterol dos alimentos que incluem no cardápio também são perigosas, além dos "efeitos colaterais" provocados a partir do hipotálamo pela falta de carboidratos que variam de fadiga, mau-humor, fraqueza dor de cabeça à problemas ósseos e até enfarte no miocárdio!

A solução!

Claro que não cheguei ao ponto de cogitar fazer esta dieta, sempre ouvi os rumores das críticas e sempre riscava ela das minhas infinitas listas de dietas, entretanto ano passado li um artigo no site da revista Boa forma ( que é um dos meus preferidos! ) sobre esse assunto e vi um cardápio totalmente reformulado com proteínas magras e carboidratos complexos, achei o máximo, pois permite emagrecer rapidamente e não elimina totalmente os carboidratos apenas àqueles com alto índice glicêmico, mas na época faltou coragem, então, agora que estou mais empolgada, decidi incluí-la novamente na minha lista de dietas e encará-la por no máximo 1 mês, visto que mesmo sendo mais pobre em gorduras saturadas, essa dieta se for feita por mais de 4 semanas pode haver um aumento de etiglioxal no sangue, que é uma substância que produz radicais livres, sendo muito ruim para o bem-estar e são os principais causadores do envelhecimento! cruz credo!

Enfim, é uma fast dieta para dar um up no inicio de minha jornada rumo ao corpo que sempre quis, após 1 mês de carboidratos controlados, iniciarei outra mais definitiva e que consiga fazer por mais tempo.

Amanhã postarei o cardápio para vocês e colocarei fotos para verem minhas medidas iniciais.

Wish me luck people!!!

A santa preguiça!!!


Depois de uma enorme espectativa perante o início da dieta, veio a tona logo no primeiro dia, uma das mais temidas e descontroláveis sensações: a preguiça!

Eu havia planejado me exercitar após chegar do meu trabalho, entretanto, tudo veio a calhar quando cheguei em casa e minha cama estava reluzente sob meus olhos, não resisti, lutei, lutei, mas o cansaço do dia somado com o filme empolgante que estava passando na TV fez meu plano de exercícios afundar, pelo menos minha dieta está indo bem, comecei a todo vapor, o único problema é a necessidade de ingerir calorias a mais à noite, o chocolate, o biscoito doce e recheado, o sorvete, o bolo, fazem muuuuuita falta, mas estou me controlando, aos poucos vou aprendendo e acostumando meu corpo a não necessitar tantas calorias.


I'm so excited!!

O início


Após aceitar o fato de que um longo e ansioso percurso está por vir, o que vem a seguir é mais fácil, porém necessita planejamento, (foi por este motivo que o segundo post tardou um pouco), neste meio tempo fiz alguns exames médicos, adquiri alguns equipamentos para me exercitar, (em outro post eu mostro eles para vocês!!) e analizei toda minha rotina diária para tentar adaptar meu novo estilo de vida. Depois de tudo isso organizado, meu segundo passo foi criar coragem para escolher um dia e finalmente começar a tão longa trajetória da dieta, já escolhi, e será dia 11/05 terça-feira... mas por que terça e não segunda? Eu lhes respondo - apesar de segunda-feira ser o dia internacional da dieta ela é também o dia internacional da preguiça! Na maioria das vezes que planejava começar a dieta na segunda-feira cerca de 90% não se concretizavam, então resolvi riscar esse dia clichê e principiar em um dia menos convencional: terça-feira!
Meu cardápio está bem convencional, reduzi a quantidade de carboidratos e gordura e acrescentei lanches no intervalos das refeições dos quais as frutas são as mais escolhidas.
Os exercícios eu vou começar com 15 minutos de bicicleta e mais 15 minutos de esteira, e é claro sem deixar de ter variações de velocidades para que o exercícios fiquem mais eficazes (depois faço um post explicando melhor) e finalizarei com um alongamento para protejer as articulações.

Amanhã conto como foi o meu primeiro dia!!! Wish me luck!!!